X Congresso Arquidiocesano RCC Salvador

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Bahia

RCC Brasil

» » » » O que são políticas públicas?

Parando para refletir sobre a Campanha da Fraternidade deste ano cujo tema é "Fraternidade e Políticas Públicas", com o Lema: "Serás libertos pelo direito e pela justiça". Acredito que primeiramente devemos entender o que é Políticas Públicas e para quê serve. De nada vai nos acrescentar se não compreendermos o real significado deste tema. 

Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade.

As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. Com o aprofundamento e a expansão da democracia, as responsabilidades do representante popular se diversificaram. Hoje, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade. O bem-estar da sociedade está relacionado a ações bem desenvolvidas e à sua execução em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, ou seja, deve-se contemplar a qualidade de vida como um todo.

Ora, esse elo Fraternidade e Políticas Públicas, muito me chamou atenção por acreditar que se realmente nós nos trataremos como irmãos, faríamos pelos nossos o MELHOR, me refiro aos nossos governantes, representantes, ou seja, pessoas que nos representa em todas as esferas. Ter um olhar carinhosa para com a nossa Sociedade, responder com respeito e dignidade as demandas do povo e sobretudo ampliar a participação da sociedade no controle social das Políticas Pública.  

Finalizo convidando - os (as) a refletir um poucos mais e verdadeiramente compreender o quão valioso pode ser esse tema para nós enquanto agentes transformadores e representantes da Igreja Católica!

Ione Santos Silva
Assistente Social
Especialista em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Paróquia Nossa Senhora da Paz

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga