X Congresso Arquidiocesano RCC Salvador

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Bahia

RCC Brasil

» » » » Missão Marajó completa 11 anos de atividade

Em 2019, a Renovação Carismática Católica do Brasil celebra 11 anos de Missão Marajó, pois, foi em maio de 2008 que os primeiros missionários chegaram à região para desenvolver um trabalho social e de evangelização naquela região. Mais tarde, em 2010 outra casa de missão foi inaugurada, na cidade de Afuá, também na Ilha do Marajó.
A primeira cidade a receber a Missão Marajó foi Breves (PA). Com cerca de 100 mil habitantes, o município fica próximo a Melgaço, Bagre e Portel e enfrenta muitos desafios, especialmente por conta da falta de políticas públicas na área de saúde, educação, habitação, saneamento básico e segurança pública. Outro grande problema da região é o desemprego que, muitas vezes, acarreta fome e necessidades básicas a muitas famílias.  A educação precária, também, acontece tanto na cidade quanto na zona rural.  Em março de 2019, por exemplo, muitos alunos ainda não conseguiram completar o ano letivo de 2018, pois a falta de pagamento dos professores gerou greve dos educadores prejudicando assim o ensino de todo município.
RCCBRASIL e Comunidade Presença caminham juntas na missão de evangelizar
Em maio de 2018, a casa da Missão Marajó em Breves recebeu novos missionários. Uma parceria entre a RCCBRASIL e a Comunidade Católica Presença, enviou os missionários Cleunice Eleutério, Antonio Carlos Vale e Manoel de Jesus Bontá (membros da Comunidade Presença) para desempenharem as atividades na cidade.
A RCCBRASIL iniciou essa parceria com a Comunidade Presença, impulsionando as atividades e levando a Palavra de Deus e um trabalho social ao coração de muitos bravenses. Atendendo a um público bem diversificado, a missão trabalha especialmente na Paroquia Sant´Ana e comunidades ribeirinhas. Entre os principais trabalhos estão:  
Rádio Santana
A missão tem dois espaços na Rádio local:  o “Terço da Misericórdia” é rezado de segunda a sexta-feira ao vivo pelos missionários e também o programa “Adoremos ao Senhor”, transmitido toda quinta-feira às 8h.
Celebração da Palavra e Liturgia
Semanalmente os missionários realizam reflexões e exercem o ministério para a celebrações da Palavra na comunidade Pai Eterno e, quando necessário, em outros lugares.  
Formações e Pregações 
Na área da formação os missionários têm atendidos em diversos lugares e diferentes ações evangelizadoras e também há um trabalho específico na Comunidade Pai Eterno que é continuo. As formações são direcionadas para pastorais, movimentos e lideranças.
Adoração
A  missão proporciona momentos de intimidade e de profunda experiência com Jesus  por meio de adorações. Elas acontecem nas comunidades e Paróquia Sant´Ana.
Evangelização nas Comunidade Ribeirinhas
Momentos de formações, pregações, evangelização, visitas porta a porta, adorações e celebrações da palavra são realizadas com frequência também nas comunidades ribeirinhas, ou seja, aquelas comunidades que estão situadas as beiras dos rios e onde na maioria das circunstâncias os sacerdotes realizam visitas somente uma vez ao ano.
Atendimento de oração
Semanalmente os missionários estão na Paróquia para atendimento de oração, aconselhamentos para crianças, jovens e adultos.
Crianças e Adolescentes
São realizadas, de maneira especial, momentos de evangelização e promoção de medidas socioeducativas na comunidade a fim de preservar entre as crianças valores da família, moral e cristãos. A evangelização com adolescentes é também realizada em escolas.
Seminários de Vida nas Comunidades Ribeirinhas
Em parceira com a RCC da Paróquia Sant´Ana, a Missão promove Seminário de Vida ao longo dos rios da ilha, os seminários de vida acontecem em um conjunto de comunidades ribeirinhas próximas e a cada semana uma comunidade sedia o evento. 
Barco Novo Pentecostes
O barco, nomeado “Novo Pentecostes” foi adquirido em 2010 e tem capacidade para transportar até 40 passageiros. O barco é utilizado para que os missionários cheguem até as comunidades ribeirinhas levando formação, evangelização e prestação de serviços. Manutenção, reformas e o profissional condutor da embarcação são mantidos financeiramente também pela Missão Marajó.
Daqui a pouco, mais novidades para a missão!
Conforme os missionários se organizam na cidade, novos projetos começam a surgir, entre eles, o Recanto Pastorinho, um projeto socioeducativo da Comunidade Presença que atende crianças no contra turno da escola. O projeto acontece a partir de oficinas diversas com o objetivo de resgatar a dignidade humana e valores cristãos. Os missionários estão na fase de cadastramento das crianças e a primeira oficina do projeto será de reforço escolar.
Seja um responsável por tornar tudo isso possível! Seja um contribuinte do Projeto Semeando a Vida no Espírito e ajude o crescimento das atividades missionárias da RCCBRASIL na Ilha do Marajó. Esse valor ajuda a manter as atividades que necessitam do barco Novo Pentecoste e também a Rádio Santana, além da Casa de Missão em Afuá.Faça seu cadastro e saiba mais acessando www.rccbrasil.org.br/semeando.

Portal RCC Brasil

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga