X Congresso Arquidiocesano RCC Salvador

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Bahia

RCC Brasil

» » » » » “Na igreja não haveria contágio e não deveriam fechá-las”: isso é tentar a Deus


Ser pai é a grande alegria da minha vida, o que é engraçado, porque eu quase não tenho ideia do que é ser um bom pai. Eu não tenho treinamento, nem técnicas, nem métodos. Essencialmente, eu sou um homem subqualificado insistindo em meu esforço. Quão bravo devo ser? As crianças devem ajudar em pequenos trabalhos? Mas como? Eu não faço ideia! As crianças são únicas, e as minhas são tão diferentes que interajo com cada uma delas de maneira específica.

A paternidade não pode ser preparada, é algo que um homem se torna em uma prova de fogo. Isso o transforma de dentro para fora. Os pais simplesmente são quem somos, para melhor ou para pior. Muitas vezes os homens estão convencidos de que, para ser um bom pai, você deve ganhar muito dinheiro, comprar os melhores brinquedos e férias, inscrever seus filhos nos melhores cursos e escolas, e apresentar uma imagem perfeita da responsabilidade e invulnerabilidade dos adultos. As crianças não precisam de tudo isso – elas simplesmente precisam do pai e da mãe. Todas as manhãs, tudo que minha filha requer de mim antes de eu ir trabalhar é um beijo e um abraço.

Recordemos um dos grandes pais de todos os tempos: São José. José não é um pai famoso porque foi pioneiro de uma nova técnica revolucionária de criação de filhos e, embora seu filho tenha acabado sendo bem-sucedido à sua própria maneira, por algum tempo ele pareceu um completo fracasso. Como pai, José esteve tão quieto que desapareceu ao fundo enquanto sua esposa Maria continuava proeminente. Escondido como ele é, José apresenta um estilo de paternidade altamente eficaz. Podemos chamá-la de “paternidade de acompanhamento”.

O acompanhamento é o ato de conhecer bem a pessoa e seguir ao seu lado. Podemos acompanhar as pessoas como amigos, como colegas de trabalho, grupos de apoio e, como São José, modelo para nós, como pais.

José caminha com seu filho como pastor, conduzindo corajosamente sua família em uma jornada perigosa. É ele quem faz a escolha de migrar para o Egito por segurança. Mais tarde, porém, quando seu filho amadurece rumo à idade adulta, José dá um passo atrás e favorece que ele encontre seu próprio caminho. Como pais, nós lideramos nossas famílias, mas também devemos estar prontos para que os filhos se tornem líderes de suas vidas por direito próprio.

José também acompanha seu filho como protetor. Ele primeiro protege sua esposa durante a gravidez, mostrando que ele já é pai antes mesmo de seu filho nascer. Um pai é uma fonte de força e segurança para seus filhos – assim como para a mãe – fornecendo-lhes confiança para enfrentar o mundo de cabeça erguida.

Alguém que acompanha deve ser um bom ouvinte. José costuma ouvir. Ele ouve Maria enquanto ela explica sua gravidez e, depois, ouve como seu filho explica o porquê de desaparecer da família por três dias. José raramente é descrito falando, mas um pai nem sempre precisa estar dando instruções o tempo todo: um bom pai ouve seus filhos com interesse.

Esta é a maneira mais importante que José acompanha seu filho: ele está sempre lá. Embora seja um homem quieto, ele está sempre por perto. Em nossas vidas como pais, podemos não ser capazes de consertar tudo para nossos próprios filhos, mas podemos sempre estar lá e nunca abandoná-los.

São José me inspira a ser um pai melhor. Na minha própria vida, o acompanhamento significa que eu vou torcer pelo meu filho quando ele cair no futebol e vou comprar sorvete quando a equipe dele sofre uma grande derrota. Vou levar minhas filhas até o café e deixá-las falar sobre o que quiserem, sem dar conselhos demais. Sempre que meu filhos olharem para trás em suas vidas, espero que eles possam ver que eu me esforcei para estar ao lado deles.

As crianças estão procurando seu lugar na vida, um processo que é altamente exigente. Elas estarão ansiosas. Elas vão se irritar. Elas ficarão confusas e reagirão exageradamente. Vão passar por fases de estarem constrangidas comigo ou envergonhadas de si mesmas.

O mundo é um lugar vasto, cheio de tempestades e provações. O lugar calmo e tranquilo no meio daquela confusão maravilhosa que chamamos de crescer é um pai. Um pai é um lugar sólido para estar quando tudo o mais é caótico. Mas para um pai ser aquele lugar de segurança, ele deve estar lá, acompanhando seus filhos através de tudo, nunca os afastando porque está desapontado, nunca tentando fazer deles algo que eles não são, mas também tendo certeza de que eles sabem que ele se importa, e que ele lhes dará conselhos quando eles estiverem prontos para ouvi-lo.

O acompanhamento é difícil, no entanto. Porque ao mesmo tempo em que nós gentilmente guiarmos nossos filhos e apoiarmos seu desenvolvimentos, nós nunca conseguiremos nos encarregar de seus pensamentos mais íntimos; esses são só deles. Mas mesmo aqui, São José pode ser nosso exemplo, se andarmos junto de nossos filhos e confiarmos neles: eles serão ótimos.

Portal: Aleteia

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga