X Congresso Arquidiocesano RCC Salvador

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Bahia

RCC Brasil

» » » » É FESTA! Celebramos neste final de semana os 52 anos da RCC no mundo

Quantos retiros foram oportunidades que Deus utilizou para realizar algo novo em sua vida? Como alguns encontros de oração transformaram sua maneira de pensar as coisas de Deus? Quantas vigílias, momentos fortes de espiritualidade e eventos católicos foram o ponto de decisão para você entregar sua vida completamente a Deus e começar a se relacionar com Ele?
Muitos encontros de oração marcaram nossa vida! Mas houve um que marcou de maneira especial: em 1967, nos dias 17 a 19 de fevereiro,  o histórico Retiro de Duquesne. Nele, só estavam poucos jovens universitários. Foi um evento pequeno, simples, comum e discreto. Não estávamos lá. Todavia, a forma como esse evento marcou a vida de cada carismático, desde aquele ano até os dias de hoje, é inexplicável. Todos fomos tocados por a mesma graça daqueles dias! Falando da forma como o Espírito trabalhou naquele evento e sobre suas consequências, o Retiro de Duquesne foi, na verdade, um evento grande, extraordinário, surpreendente e intenso.
Celebramos em 2019 os 52 anos do histórico Final de Semana de Duquesne, marco do início da Renovação Carismática Católica no mundo. Veja o vídeo em que Patti Gallagher Mansfield, uma das participantes que estava presente no retiro, conta como tudo aconteceu:  


Junto ao Final de Semana de Duquesne, Deus trabalhava em outras partes do mundo, no coração de outras pessoas, preparando esse marco que abria as portas da Igreja para o Espírito Santo ser mais invocado e amado.
Antes disso, ainda em 1897, o Papa Leão XIII publicou a Encíclica Divinum Illud Munus, sobre o Espírito Santo, pedindo que a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade fosse mais conhecida e devotada. Em 1965, a partir do Concílio Vaticano II, uma onda que renovava a Igreja e os fiéis, já precedia a graça de um novo Pentecostes, que futuramente foi chamado de Renovação Carismática Católica. A graça foi se espalhando para outras cidades; Grupos e encontros nasceram e, até hoje, a RCC é um Movimento que Deus se utiliza para transformar vidas pela ação do seu Espírito Santo.
Por ocasião do Jubileu de Ouro da RCC no mundo, o Papa Francisco destacou que o Movimento é uma corrente de graça do Espírito: “E por que corrente de graça? Porque não há fundadores, nem estatutos, nem órgãos de governo. Claramente nesta corrente surgiram várias expressões que, sem dúvida, são obras humanas inspiradas pelo Espírito, com vários carismas, e todas ao serviço da Igreja. Mas não se podem colocar barragens à corrente, nem se pode fechar o Espírito Santo numa gaiola!”, encorajou o Santo Padre. “Obrigado, Renovação Carismática Católica, por aquilo que destes à Igreja nestes cinquenta anos! A Igreja conta convosco, com a vossa fidelidade à Palavra, com a vossa disponibilidade ao serviço e o testemunho de vidas transformadas pelo Espírito Santo!”, salientou o Papa Francisco.

Portal RCC Brasil

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga