X Congresso Arquidiocesano RCC Salvador

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Bahia

RCC Brasil

» » » » Nota de repúdio às ofensas contra o Papa Francisco e ao colégio episcopal brasileiro


Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica. Um me distingue, o outro me evidencia. (São Paciano de Barcelona)



A Renovação Carismática Católica do Brasil – RCCBRASIL vem por esta repudiar e veementemente rechaçar discurso de ódio, altamente ofensivo, irresponsável e indigno proferido por Parlamentar do Estado de São Paulo no último dia 14/10 contra Sua Santidade, o Papa Francisco, bem como contra Sua Exa. Revma. Dom Orlando Brandes, Arcebispo Metropolitano de Aparecida – SP e contra o Colégio Episcopal brasileiro, inclusive com imputação generalizada de crime sem prova, o que é altamente grave e merece reprimenda à altura.

Tais palavras ganham força de ataque frontal à Igreja e à fé católica, a considerar que o Papa é Vigário de Cristo, perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade de fé e comunhão de toda a Igreja Católica (cf. Lumen Gentium, 18) e os Bispos, em comunhão com o Papa, são legítimos sucessores dos Apóstolos de Cristo (idem, 20). Portanto, referir-se àquele que é líder religioso de 1,4 bilhão de cristãos (dos quais 123 milhões são brasileiros e destes, 8 milhões são paulistas) faz com que toda a Igreja Católica se sinta profundamente vilipendiada. Os adjetivos abomináveis lamentavelmente utilizados por referido Parlamentar para atacar os católicos na Pessoa do Santo Padre refletem bem a beligerância e truculência anticristãs às quais infelizmente parte de nossa sociedade está associada, o que não pode ser aceito ou tolerado como coisa normal, sob pena de uma crescente escalada da insensatez, do ódio e do desrespeito ao próximo.

Desta feita, conclamamos todo o povo carismático a se colocar em intercessão pelo nosso País, para que a caridade e o respeito mútuo sejam infundidos nos corações. Oremos também pela Santa Mãe Igreja, para que permaneça sempre fiel ao seu múnus profético neste mundo.

Reafirmamos, pois, nosso amor e profundo respeito para com o Santo Padre, o Papa Francisco, bem como nossa comunhão para com os nossos Pastores – os Bispos do Brasil, e nos solidarizamos filialmente com a pessoa de Sua Exa. Revma. Dom Orlando Brandes, Metropolita de Aparecida – SP.




Canas - SP, 19 de outubro de 2021.

Movimento Eclesial

Renovação Carismática Católica do Brasil

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga